1- Medo

2 - Preocupação excessiva com o bem-estar dos outros
3 - Falta de interesse pelas circunstâncias
4 -Supersensibilidade a influência e Opiniões

5 - Solidão

FLORAIS DE MINAS

Coffea

Recomendada para aquelas personalidades obstinadas, racionais, materialistas, financistas, competitivas, individualistas, aparentemente fortes e corajosas, que estão via de regra inconscientemente inseridas na grande roda produtiva da civilização moderna, estimuladas por ela, colaborando pessoalmente para a busca desenfreada de resultados imediatos. Ajuda na libertação da consciência ao favorecer a superação dos padrões de mecanização, massificação e robotização, hoje universalmente presentes no cotidiano da civilização. As personalidades “afogadas” nos ritmos alucinantes e pasteurizados das “engrenagens” sociais podem ser beneficiadas pelas vibrações da Coffea. A essência desenvolve o conceito de que a realização profissional deve estar intimamente ligada aos interesses supremos do Eu Superior. A essência Coffea ajuda a trazer para o consciente a diferenciação vital entre o “trabalho” e a “vocação”. Deve ser usada como coadjuvante no tratamento do tabagismo.

Coleus

Essência usada como auxiliar floral no desenvolvimento da “inteligência emocional”. Ajuda a combater a impetuosidade, a impulsividade, a ira, a cólera e a falta de aceitação da atitude alheia. É uma espécie de “digestivo emocional” das experiências mais desafiadoras, contundentes e provocativas do cotidiano. Ajuda na limpeza energética e atenua a sobrecarga nervosa relacionada com acúmulo de raiva, mágoa, ira e espírito de vingança. Refina as atitudes perante os semelhantes, com os quais há algum laço de sentimento.

Duranta

Indicada para a personalidade inconscientemente afetada por acontecimentos dolorosos do passado. O indivíduo assumiu uma atitude muito inflexível frente aos episódios mais traumáticos, de forma que há muita “internalização” de emoções. Os fatos graves de outrora são freqüentemente rememorados, porém, sem o envolvimento emocional correspondente. O indivíduo não chorou e não chora, e as lágrimas permanecem “endurecidas” dentro dele. A essência ajuda a estabelecer um canal de abertura por onde a liberação dos vínculos anteriores possa ocorrer suavemente.

Ficus Krakatoa

Facilita a recordação da consciência adâmica, na justa medida em que confere pureza, graça, integração, completude, plenitude, “nudez de alma”, espontaneidade, serenidade, alegria de viver. Ajuda a flagrar o instinto predador, sublimando-o, na medida em que o livre-arbítrio permite, em energias mais elevadas, criativas e espirituais. Colabora para uma nova interpretação da história pessoal, buscando a verdadeira perspectiva reveladora do finalismo sagrado da alma.

Fragaria

Indicada para aquele tipo humano obscuro, isolado, desconfiado das intenções alheias e que, via de regra, se fecha num mundo muito particular com suas fantasias e seus objetivos pessoais. Tem padrões de comportamento desordenado com relação aos hábitos pessoais e nos relacionamentos. É, em geral, um tipo muito criativo, porém não compartilha suas criações com terceiros. A essência ajuda no despertar para o mundo mais amplo e ensolarado da convivência fraterna. Induz uma vontade de “sair de casa”, de se expor, de tomar sol, de sentir o vento, a chuva, de andar por aí, de comunicar-se, de experimentar e compartilhar alguns aspectos sensuais da alma e do corpo, de sentir a natureza e viver a vida em comunhão com tudo e todos. A essência ajuda a fermentar a idéia de que o corpo pode ser um objeto lícito e saudável de alegria para alma.

Incensus

A essência floral Incensus ajuda no despertar da consciência para a realidade espiritual dentro da existência cotidiana, dando chance à personalidade de aprofundar-se na totalidade da experiência religiosa e mística. Incensus “impregna” o indivíduo com um veículo imaterial etérico, uma espécie de “nuvem aromática” invisível e contagiante, com efeitos positivos sobre a percepção e a atividade mística, artística e espiritual.

Lactuca

Para as pessoas que fogem da realidade perceptiva sempre que a situação se lhes apresenta nova. Os novos estados de consciência são rejeitados e o indivíduo escapa através do apego a detalhes sem importância. O bloqueio pode manifestar-se em múltiplos sintomas, como perdas de consciência, histerismo, neurastenia, hipocondria, desvios sexuais. A essência traz um “ancoramento” maternal e faz florescer a adaptabilidade e a compreensão dos propósitos superiores. No sentido psicológico, a essência floral Lactuca é apropriada ao tratamento do “Complexo de Adônis”, a ligação patológica, imatura e pueril com a energia feminina e que reflete dolorosamente a falta de desligamento da mãe. Assim, deve ser recomendada para aqueles “enfeitiçados” com o próprio corpo, e que chegam às vezes a deformá-lo na busca doentia por uma falsa beleza exterior (fisioculturismo, obtenção de musculatura e porte físico além dos padrões humanos, etc).

Leonotis

Ajuda a personalidade a encontrar os aspectos positivos e bons de cada provação, por mais difícil e complexa a situação em que esteja. Nos momentos de grande necessidade, a essência ajuda a fazer a conexão com as reservas internas de força, coragem e autoconfiança, trazendo a compreensão de que as dificuldades e lutas fazem parte da estupenda corrente de vida, e têm o propósito de aprimoramento total do ser humano. Favorece a sublimação das energias negativas do medo, pânico, insegurança e dúvida, que surgem invariavelmente nestes períodos, transformando-as em vibrações de equilíbrio, clareza, coragem e fé.

Leonurus

Estabelece um fluxo ordenado e contínuo de impulsos vitais e criativos, os quais ao se expandirem atingem toda a periferia do indivíduo ao mesmo tempo produzindo “verticalização” e “elevação” moral e espiritual. Desperta a atenção para os inúmeros momentos e situações especiais da vida, para as oportunidades que ciclicamente retornam durante a trajetória evolutiva. Traz a percepção de que as misteriosas ocorrências da vida não são fortuitas, ocasionais, mas estão intimamente relacionadas com a verdade individual e com a finalidade última da criação Divina. Colabora para o pleno enquadramento psíquico-espiritual na dinâmica do espaço e do tempo, dilatando a percepção clara de que existe uma força intransponível direcionando a vida em seus detalhes. Visa o equilíbrio na perspectiva de percepção horizontal (vida prática, material) com a sensibilidade no plano vertical (vida teórica, espiritual).

Lippia

Atua sobre o corpo psíquico e etérico-físico, corrigindo suas deformações e tendências negativas em perder energia, a qual via de regra pode expressar-se na forma de processos inflamatórios e degenerativos. Lippia tem uma ação harmonizadora, penetrando fundo nos núcleos de energias densas e estagnadas, produzindo uma intensa movimentação e expansão etérica. Relaciona-se com a alma que perdeu a noção básica de como retirar energia do ar, da água, dos alimentos, do Sol e do ambiente. Lippia coopera para mudar tal situação, na medida em que representa um grande vórtice de puríssima energia primordial, capaz de reacender na individualidade a chama da participação consciente nos processos vitais e evolutivos. A essência é sedativa, desfazendo a tensão e sossegando a mente, trazendo ainda uma sensação de elevação interna que resulta em quietude. Recompõe a estrutura de absorção de energia sutil, trazendo o ensinamento de como se posicionar frente aos meios básicos de subsistência e ao ambiente. Melhora o rendimento energético do organismo e da alma.

Luceris

Para os indivíduos cujo desenvolvimento extra-sensorial, paranormal ou espiritual encontra-se descontrolado, o que ocasiona conflitos emocionais ou desconforto mental. Para as degradações energéticas surgidas durante os processos meditativos, insistentemente mal conduzidos, os quais podem resultar em estimulações, desvios e ilusões. Para aqueles insuficientemente purificados e despreparados para os contatos superiores, que podem adulterar o afluxo das energias espirituais, tornando-se vítimas de congestão cerebral, cansaço, confusão mental, incapacidade de concentração, perdas do poder de autocrítica, emotividade exacerbada, irritabilidade, agressividade, insônia e sensação de ofuscamento das faculdades visuais e auditivas. Para as pessoas que tentam despertar, artificialmente, os seus poderes psíquicos, atraindo as forma-pensamentos inferiores. Para os sintomas típicos do “astralismo”. A essência ajuda corrigir as ilusões sutis e enganosas do trabalho meditativo mais avançado, em que o ego pode sub-repticiamente assumir as rédeas das comunicações, alterando a verdade em vantagem própria. Aumenta a capacidade de vigília com relação à natureza dos afluxos energéticos provenientes dos níveis extrafísicos de manifestação. Trata-se de uma essência tonificante da imaginação visionária, sem a qual não é possível “olhar” a corrente de imagens interiores. Para aqueles que já estão suficientemente maduros para galgar certos saltos qualitativos em seus poderes psíquico-espirituais, a essência representa uma chave e um símbolo para uma nova conquista e da implacável responsabilidade. Luceris coopera constante e gradativamente para o despertar dos chakras superiores, favorecendo a clarividência e a clariaudiência. A essência “ascende” na alma a iluminação, interna e externa, ajudando no discernimento e na expansão da consciência mística. Pode compor um colírio floral por excelência, sendo que em tal caso a solução-estoque deve ser diluída em soro fisiológico.

Melindre

Ajuda no despertar para as “coincidências” do dia-a-dia, trazendo a convicção de que existe um sentido inequívoco para os acontecimentos, principalmente aqueles inesperados, inusitados, os quais compõem uma orquestração finalista e evolutiva na marcha do destino individual. Colabora para aplacar a tensão e o nervosismo residuais, os quais aparecem quando a personalidade se encontra “perdida” e “afastada” da corrente evolutiva. A essência visa aprimorar os níveis de sensibilidade ao detalhe e ao pormenor, refinando a interação da pessoa com o meio ambiente e com os eventos, abrindo os canais sutis de percepção. É uma essência que aguça o “faro” espiritual para a percepção da unicidade e oportunidade ímpar do momento. Melindre “trabalha” o conteúdo de recusa e fuga em vivenciar o presente.

Nigrum

Colabora na “cicatrização” de traumas e feridas psíquicas e espirituais, e na atenuação dos sofrimentos decorrentes. Deve ser empregada por aqueles que carregam marcas dolorosas da gestação e do parto, sejam elas no corpo, mente ou espírito. É útil às pessoas com deficiências congênitas ou adquiridas e que se revoltam com a própria condição. É recomendável aos deficientes mentais, às pessoas de índole histérica, às vítimas periódicas de estados obsessivos, e como coadjuvante no tratamento das neuroses e psicoses em geral. Nigrum colabora para uma síntese interna acerca do longo percurso evolutivo da alma, integrando passado, presente e futuro, numa visão unificada e coesa da realidade existencial. Ajuda a clarificar interna e subjetivamente a razão do isolamento, do sofrimento e da dor, trazendo consolo e aceitação para razões que fogem à capacidade de entendimento humano. É indicada àqueles que se sentem “estranhos” em qualquer lugar do mundo e em qualquer época, em razão de terem sido “forçados” a esquecer a verdade última que justifica suas vidas. A essência é recomendada àqueles cuja trajetória, principalmente durante a gestação, nascimento ou infância, está marcada pelo trauma, pela dor e pela perda prematura da pureza e inocência originais. Neste sentido, o uso de Nigrum é sugerido para vítimas de abuso, estupro, abandono e violência durante a infância.

Ornithogalum

Para as situações traumáticas de choque emocional. Para aqueles que passaram por um susto muito forte, uma perda inaceitável e não conseguem se recuperar. Para aqueles com o coração “dilacerado” por mágoas afetivas. Ornithogalum age também como essência floral catártica naqueles casos onde parece haver sonolência ou letargia interna. Pode ser um coadjuvante no tratamento de perdas funcionais na capacidade sensorial (visão, audição, olfação, tato, paladar), quando não há causas orgânicas identificáveis, e há história de traumas emocionais na infância. A essência lida com as vibrações luminosas de restauração e renovação.

Palicores

Ajuda a alma a vencer a tendência errônea da personalidade de esquivar-se dos aspectos sombrios da vida, dando um impulso de coragem para enfrentar aquilo que é aparentemente funesto e ameaçador. Clareia a mente revelando que o maior adversário não é a “treva” da provação, mas sim a rejeição inconsciente que fazemos da escuridão. Palicores é a essência floral que traz um potente facho de luz para iluminar nossos “porões” interiores, nosso inconsciente profundo, repleto de medos e dúvidas espirituais. Em situações especiais, é uma essência para ajudar a vislumbrar a luz eterna, em meio à escuridão representada pela provação e adversidade.

Persicaria

Indicada para as personalidades que se sentem às margens ou excluídas do próprio processo evolutivo. Para as pessoas que percebem “a própria vida escoando por entre os dedos”, incapazes de participar consciente e amorosamente dos processos inesgotáveis de criação e renovação. Ajuda a romper bloqueios internos na comunicação entre os corpos mental e emocional, favorecendo a intensificação dos fluxos de energia e de entropia (informacional) dentro do organismo. Persicaria está inserida no quadro arquetípico de “aglutinar” (síntese) e “colocar em movimento” (ação), em razão de seu conteúdo em derivados tanínicos e cumarínicos, caracterizando-se, portanto, como uma essência floral catártica.

Pervinca

Pervinca faz-se necessária àquelas personalidades que perderam ou jamais conseguiram conectar-se com a motivação primordial, com a inspiração básica, com o poder germinativo e criativo presentes na alma, de tal forma que os prejuízos advindos desta ruptura anímica ameaçam os seus corpos etérico-físicos e conseqüentemente seus processos vitais. Trata-se de uma essência floral de grande utilidade quando a falta de motivação profunda e de um propósito mínimo para a vida, e a dificuldade de encontrar uma “âncora” terrena, familiar, social e espiritual deixa a alma completamente “perdida” no caos da existência terrena. A essência facilita o “enraizar” (“vincar”) da alma no corpo e na Terra, principalmente quando há uma rejeição inconsciente à Graça da Vida.

Pinus

Para a personalidade que experimenta sentimentos de culpa e de autocondenação, remorsos e arrependimentos por alguma atitude concreta de seu passado. Para aquela pessoa que sente desgosto e depressão quando é obrigada a fazer a mais leve repreensão, pois não suporta sentir-se como uma fonte de sofrimento para os outros. Pinus é recomendado àqueles tipos introvertidos, perfeccionistas, exigentes, sóbrios, conscienciosos, tristes e negativistas. Para aqueles com a consciência intranqüila, por acharem que outrora poderiam ter agido melhor, talvez sem prejudicar alguém. A essência resgata na alma os conceitos superiores de arrependimento e perdão. Coadjuvante na impotência sexual masculina e na frigidez feminina.

Prunus

Indicada para aqueles sujeitos a algum tipo de descontrole mental e que têm medo de perder a razão. São pessoas muito sensíveis às sugestões energéticas, psíquicas e espirituais do ambiente e têm uma atividade mental muito intensa. Ajuda a desabrochar no indivíduo os conceitos de abertura e serenidade. A essência age como uma espécie de “laxante” mental, produzindo saídas aceitáveis e criativas quando há risco de “explosões” irracionais.

Solanis

A essência “trabalha” na restauração da graciosidade, do fulgor, da radiância e da espiritualidade naturais do corpo e da alma, através da superação de conflitos ou rupturas existentes entre o pensamento e o sentimento, entre o arbítrio e o desejo, entre a contenção e a espontaneidade, entre o suportável e o não suportável, enfim, entre a necessidade e o desejo. É indicada para aqueles que perderam a “leveza”, a graciosidade e harmonia intrínseca dos movimentos corporais. É proveitosa para aqueles que se sentem “enrijecidos”, “pesados”, sem forças, impotentes e psiquicamente imobilizados, embora sintam uma grande necessidade de transformação, para buscar a saúde, a vitalidade, a liberdade, a graça e a espiritualidade. Solanis traz de forma complementar um grande aprendizado com relação aos hábitos alimentares, realçando os conceitos de moderação, satisfação e gratidão para com os alimentos e demais recursos de sobrevivência. A essência modula positivamente a “voracidade” arquetípica do ser humano e, portanto, opõe resistência ao instinto predador.

Splendens

A essência floral Splendens “trabalha” uma nova visão, refinada, colaborativa e espiritual do homem em relação aos demais reinos naturais (animais, vegetais, minerais, angelicais, etc.). Ajuda a desenvolver um “olhar” e um “sentir” especiais para a alma, aguçando sua interação com a realidade viva natural, permitindo que os detalhes sejam valorizados e direcionados para o cumprimento do propósito superior comum a todos. A essência “aguça” a percepção das alianças especiais que se fazem presentes à nossa volta, cujo objetivo é ajudar-nos a alçar vôos de libertação para o espírito. Desperta a criatividade artística e a necessidade de agir harmoniosamente no mundo. Splendens está ligada a uma consciência adâmica, fazendo com que o diálogo com a natureza assuma um novo patamar vibracional. A essência ajuda no redespertar da jovialidade e pureza originais na medida em que evoca padrões arquetípicos associados à “transparência cristalina congênita da alma humana”.

Typha

Ajuda a estabelecer uma conexão mais nítida e transparente com a vocação interior, com o propósito imanente da alma, com a essência interna e divina do ser. Deve ser empregada por aquelas personalidades que se sentem “aprisionadas” nas emoções “terrenas” e que não conseguem desvencilhar-se dos perigosos lodaçais da provação. Typha traz um grande impulso de ascensão e aponta uma direção elevada para a mente. A essência “sugere” a sublimação das forças “involutivas e destrutivas” em energias “evolutivas e construtivas” ligadas à verdade inquebrantável do destino individual. Typha ajuda aflorar uma confiança interna de que “se está indo no caminho que Deus aponta”, por mais difícil e duvidosa que seja a trajetória escolhida.

Villaresia

A partir do chakra cardíaco, Villaresia ajuda na manutenção de uma aura de elevação, firmeza e devoção espiritual, inundando e permeando as células etéricas do corpo em uma atmosfera da gratidão e compaixão, refletindo isto na serenidade do semblante e no terno brilho do olhar. A essência favorece o desenvolvimento de um tipo de reflexão compassiva sobre o próprio comportamento durante as provações e os desafios da vida. Colabora trazendo discernimento e percepção sobre os instintos de defesa e nódulos de hostilidade, os quais são causadores de bloqueios no coração. Ajuda no despertar da honestidade pessoal e da coragem moral, “nucleando situações e experiências” onde a alma é convidada a ampliar sua capacidade de perdoar e de amar. O foco de atuação da essência floral Villaresia é a “limpeza”, “purificação” e “modulação” das atitudes amorosas, agindo preponderantemente sobre o chakra do coração, sendo, portanto, um “cardiotônico” floral.

Vitis

No contexto terapêutico, a essência floral Vitis aplica-se àquelas personalidades autoritárias, inflexíveis, controladoras, duras, tirânicas e até cruéis, que tendem a manipular e roubar a energia alheia com o objetivo de obter reconhecimento, domínio e poder. A essência ajuda a alma a se desvencilhar do grande turbilhão machista, dominador e separatista da civilização moderna. É recomendada para a grande tensão interna arquetípica resultante da frustração sexual da humanidade, em razão da falta de fusão plena com as energias femininas primordiais ou devido ao afastamento orgulhoso da matriz materna, a Magna Mater. Ajuda a aplacar a masculinidade desenfreada, com seus impulsos neuróticos e agressivos, onde o que se busca é a humilhação, a derrota e a dominação do feminino, e não um compartilhamento generoso. Colabora para sublimar a obsessão do ego e sua incapacidade de resistir ao impulso insano em busca da gratificação e prazer a qualquer custo, através da exploração escravizador da mulher, do feminino, do indefeso, da inocência e da Mãe-Terra.

Xamanis

Favorece a ligação com a voz interior, através do despertar da própria intuição. Revigora a autenticidade terapêutica, facilita a percepção das sincronicidades e amplia a consciência mútua paciente-terapeuta através do estreitamento dos vínculos da transferência e contratransferência. Potencializa a formação de uma corrente de imagens e sons interiores, aumentando a sensibilidade e a percepção, e favorecendo o cultivo da introversão espiritual. Xamanis é indispensável ao trabalho terapêutico.

Fontes de consulta:

O Tarô - Das correlações arquetípicas à função terapêutica - Ednamara Batista Vasconcelos e Marques.

As Essências Florais de Minas - Síntese para uma Medicina das Almas - Dr. Breno Marques da Silva e Ednamara Batista Vasconcelos e Marques.

Fitoflorais uma combinação sinérgica de florais e fitoterapia - Dr. Breno Marques da Silva e Ednamara Batista Vasconcelos e Marques.

Criatividade e Espiritualidade seguindo os passos de " A Profecia Celestina" - Dr. Breno Marques da Silva e Ednamara Batista Vasconcelos e Marques.

Astrologia Comportamental e as Essências Florais de Minas - Jaime S. Y. Camaño

A Astrologia e os Remédios Florais do Dr. Bach - Peter Damian

Dicionário dos Remédios Florais do Dr. Bach - aspectos Positivos e Negativos - T. W. Hyne Jones



6 - Desalento, o Desconforto e o Desespero
7 - Incerteza ou Indecisão

Artigos

As páginas da Magnífica® não enviam executáveis, anexos ou downloads.

E-MAIL - magnifica@magnifica.com.br


__________________________________________________________________

      


Estilo Net - Direitos Reservados